6 Jun 2014

Ensino profissionalizante no Sistema Vence é tema de Seminário

Aproximadamente 600 representantes de Instituições de ensino credenciadas participaram de oficinas e palestras.

Serra Negra, município situado a 150 km de São Paulo foi o local escolhido pela Secretaria de Educação para abrigar o Seminário, realizado nos dias 13 e 14 de maio de 2014 que teve como tema: "Democratizar o acesso e garantir a qualidade da Educação Profissional".

O Seminário proporcionou uma rica troca de experiências nas quais os números alcançados e as perspectivas de expansão do Programa para outras regiões e o alinhamento de formas de trabalho foram amplamente debatidos.

As Oficinas Temáticas abordaram temas como acolhimento de alunos, avaliação de aprendizagem, educação continuada dos docentes entre outros. A Professora Alexsandra Santos, representando a Rede Sequencial de Escolas Técnicas apresentou o resultado da Oficina Temática: Prática Profissional, Laboratórios Técnicos, Estágios e Visitas Técnicas.

Universalizar a qualidade do ensino oferecido aos alunos do Ensino Médio foi o escopo de todos os trabalhos. Com a palavra, Lucia Lodi, Coordenadora do Programa Vence declarou: “O encontro é muito importante para assegurar um avanço do ponto de vista dos procedimentos operacionais, pedagógicos e do estágio de formação dos alunos”.

O que é o Sistema Vence?

Na modalidade concomitante do Vence, ao mesmo tempo em que frequenta as unidades de ensino da rede estadual, o participante faz – no horário oposto – o curso técnico voltado ao mercado de trabalho em uma das instituições educacionais credenciadas.

Levantamento feito entre os matriculados mostra que os cursos técnicos de enfermagem e administração são os que concentram o maior número de participantes. Implantado em 2011, o programa já registrou 60 mil matrículas e com a ampliação em andamento serão 100 mil alunos atendidos até o final do ano.

Os cursos técnicos oferecidos, até o momento, estão distribuídos em 10 eixos tecnológicos, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, abrangendo diferentes setores da economia, como enfermagem, sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros.