16 Out 2012

Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia (SNCT 2012) - Parque Cientec - USP

Participação dos alunos do Curso Técnico em Farmácia da Unidade II em evento nacional

No dia 16 de outubro alunos do curso de farmácia da unidade II participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” realizada no Parque de Ciência e Tecnologia Cientec da Universidade de São Paulo (USP) sob orientação da coordenação, Márcia Cristina e professores do curso.

Os alunos participaram de atividades relacionadas às áreas de humanas e exatas, como: extração de DNA de plantas, microscopia, conjunto de esculturas artísticas ilustrativas que representam o Sistema Solar completo, a Lua, a Terra em três períodos geológicos diferentes, estrutura do interior do Sol e da Terra; observação do Sol, e em sala de aula foi apresentada uma palestra sobre os planetas, com o programa Celestia. Os alunos observaram alguns animais peçonhentos - cobras, aranhas, escorpiões (todos fixados).

O evento contou também com a apresentação do protótipo desenvolvido pela equipe de robótica do Centro Educacional SESI 407 São Carlos SP, criado a partir de peças lego para adaptação de entrada e saída de ônibus no transporte público favorecendo a melhor idade. Manipulação de animais originais e réplicas do acervo do MZUSP para discussão sobre uso desse tipo de objeto nas exposições e nos museus.

Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar a extração de DNA de células; pesquisa microscópica de agentes infecciosos em lâminas digitalizadas; princípio da citometria de fluxo e eletroforese de DNA. Foram distribuídos materiais educativos, na forma de jogos, para estimular a fixação de pontos importantes relativos à prevenção das doenças tropicais.

Essa atividade teve por objetivo propiciar aos alunos, oportunidades de aprimoramento, atualização e de melhoria do processo ensino-aprendizagem e da prática profissional.