12 Mai 2012

Resultados da 1ª Semana de Enfermagem da Escola e Faculdade Sequencial - Unidade 1

Entre os dias 12 e 20 de maio de 2012 foi realizada a Semana de Enfermagem da Escola e Faculdade Sequencial

Elisabete Calabuig Chapina Ohara,

Maria Socorro Cardoso

Yumiko Asada Jacomo

Veridiana de Lima Souza.

Introdução:

Entre os dias 12 de maio de 2012 a 20 de maio de 2012 foi realizada a Semana de Enfermagem da Faculdade Sequencial e Colégio Técnico Sequencial, no Campus da Faculdade Sequencial (Rua Eng. Aluísio Marques, s/n – Parque Maria Helena).

Tendo como tema, “Participação Social um convite para a reflexão sobre quais perfis de enfermagem defendemos e queremos para os múltiplos Brasis.

A semana teve como objetivos além de comemorar a semana de enfermagem, atividades de cunho científico e cultural; proporcionou  momentos de discussão e reflexão sobre a importância de uma enfermagem mais solidária; realizou momentos integração entre alunos, professores dos cursos de graduação, técnico de enfermagem e profissionais da área.

Metodologia:

A semana de enfermagem 2012 foi um evento realizado pela Faculdade Sequencial e o Colégio Técnico Sequencial Unidade 1. O evento teve como finalidade fundamental abrir espaço a discussões por meio de palestras, sala temática, mostra pôsteres, troca de experiências entre educadores, enfermeiros, profissionais convidados e acadêmicos, trazendo à tona as perspectivas e os desafios da enfermagem no Brasil. O Evento foi realizado no anfiteatro da Faculdade Sequencial, na rua Engenheiro Marques, s/n. Auditório da Faculdade Sequencial; entre os dias 12 à 20 de maio, no horário das 19h e 30 min. às 22 horas. Participaram do evento alunos dos cursos técnicos, Graduação de Enfermagem, docentes e profissionais da área de saúde e educação.

Resultados:

Participaram da semana de enfermagem um total 263 alunos; 12 docentes, 04 coordenadores dos cursos de Graduação e do colégio técnico de enfermagem e 06 profissionais da saúde. A Semana contou com uma ampla programação como palestras, atividades práticas, salas temáticas e apresentação de pôsteres. Os participantes puderam atualizar seus conhecimentos sobre a atuação da enfermagem nos diversos campos, suas instituições e evolução no cenário atual. O evento trouxe a possibilidade de participação de profissionais da área de saúde, atuantes em instituições públicas, ONGs, movimentos sociais e instituições privadas.

Conclusão:

Conclui-se que semana de enfermagem instigou o profissional de enfermagem a repensar seu fazer, saber e ser.