Realiza exames radiográficos convencionais, processa filmes radiológicos, prepara soluções químicas e organiza a sala de processamento. Prepara o paciente e o ambiente para a realização de exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, tais como: mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear e ultra-sonografia. Auxilia na realização de procedimentos de medicina nuclear e radioterapia. Realiza exames com o uso de meios de contraste radiológicos, observando os princípios de proteção radiológica, avaliando reações adversas e agindo em situações de urgência, com apoio da equipe de enfermagem.

Após a conclusão do Curso de Radiologia (Teoria + Estágio) o aluno poderá solicitar ao CRTR-SP a carteira profissional de Técnico em Radiologia.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional da radiologia é amplo, e cresce na medida em que cresce a preocupação com a saúde e com o bem-estar. Para os trabalhadores do setor público, a evolução na profissão segue os parâmetros legais e critérios como, entre outros, a avaliação de qualidade e tempo de serviço, pois nesse caso, o profissional se enquadra na categoria de Técnico de Diagnóstico e Terapêutica. No caso do trabalhador do setor privado, a evolução depende da instituição na qual ele trabalha, e geralmente, pauta-se pelos rendimentos auferidos.

Este profissional estará apto para atuar em hospitais, clínicas, prontos-socorros e casas de saúde da rede pública, que são contratados por meio de concurso público, ou na rede privada, laboratórios de radiologia (trabalhando especificamente com exames e resultados), centro de pesquisas técnicas e científicas (trabalha com pesquisas na área de radiologia, elaborando novas técnicas e desenvolvendo as já existentes com o objetivo de aumentar a precisão dos exames) e aeroportos (trabalha juntamente com a segurança do aeroporto e com a polícia na tentativa de barrar o tráfico de drogas e de armas).

O salário médio para o técnico em radiologia em São Paulo é de R$ 1.453,00. (fonte:  http://www.salariometro.sp.gov.br/)

Estágio

O curso técnico em radiologia prevê estágio obrigatório de 400 horas, a partir do Módulo II.

Registros

Unidade Brasilândia
Técnico em Radiologia, por Portaria do Dirigente Regional de Ensino de 04/09/2015, publicada em DOE de 05/09/2015.

Unidade Capão Redondo
Técnico em Radiologia, por Portaria do Dirigente Regional de Ensino de 08/08/2013, publicada em DOE de 10/08/2013.

Unidade Grajaú
Técnico em Radiologia, por portaria do Dirigente Regional de Ensino de 14/06/2014, publicado no DOE de 16/06/2014.

Unidade Itaim Paulista
Técnico em Radiologia
por Portaria DRE de 04/09/2013, publicada em DOE de 05/09/2013.

Unidade Pirajussara
Técnico em Radiologia
por Portaria DRE 103 de 13/07/2018, publicada em 14/07/2018.

Laboratórios

Os laboratórios de radiologia têm por finalidade propiciar o desenvolvimento de aulas teórico- praticas, fazendo com que os alunos desenvolvam competências para a aplicabilidade das técnicas radiológicas.

Nestes laboratórios são desenvolvidas as aulas práticas da disciplina de Física Radiológica, Técnicas Radiológicas, Mamografia, Exames Contrastados e Anatomia.

As aulas de laboratório acontecem desde o primeiro dia de aula, com o aprendizado dos tamanhos de filmes utilizados para cada parte do corpo a ser examinada e os acessórios básicos para a realização destes exames.

Nossos laboratórios estão equipados com todos os acessórios necessários nos setores de radiologia dos hospitais e clinicas de diagnóstico por imagem.

Duração

1 ano e meio
3 módulos de 6 meses cada

Horários

Manhã: 07h30 às 11h20

Tarde: 13h30 às 17h20

Noite: 19h00 às 22h30

Pré-requisito

- Ensino médio completo
- 18 anos completos

Documentos para Matrícula

O aluno deverá apresentar cópias e os originais dos seguintes documentos:
- Certidão de nascimento ou casamento
- RG
- CPF
- Título de Eleitor
- Fotos 3x4
- Comprovante de endereço atual com CEP (em seu próprio nome).
- Histórico escolar do ensino médio
- Hemograma completo
- Carteira de Vacinação